terça-feira, 31 de dezembro de 2013

História do Kusudama

História do Kusudama



Do japonês Kusu (remédio) e Dama (bola), é um origami modular, antigamente usado no Japão  para remédios ou ervas aromáticos que era postos dentro do Kusudama. 

No Japão havia o costume de pendurar saquinhos contendo ervas medicinais sobre a cabeceira da cama dos doentes no intuito de curá-los. Com o tempo, passaram a ser ornamentados e perfumados com ervas e fragrâncias. Servia também para afastar o mal e garantir a saúde das crianças.

Além de elementos decorativos, os kusudama também são associados, no arquipélago, a eventos comemorativos, como o internacionalmente conhecido Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – celebrado anualmente no mês de julho (no Brasil, comemora-se o festival no bairro da Liberdade) – além de inaugurações, formaturas, casamentos, decoração de ambientes, presentes, lembraças, votos de saúde, proteção, felicidade, bons fluídos e energia positiva etc.

O Cordão
O simbolismo do cordão abaixo do kusudama pode ser explicado da seguinte forma: Imagine o kusudama como uma esfera contendo a energia da cura, o cordão serve para dirigir essa energia para a pessoa abaixo ou para o ambiente. Normalmente esse cordão é feito apenas com um pompom que, por seus fios, ajuda a distribuir e espalhar a energia do kusudama.

Kusudamas Atualmente
Atualmente os Kusudamas não possuem mais fins medicinais, alguns dobradores colocam dentro de seus kusudamas  cânforas ou essências. Kusudamas podem ser colados, encaixados ou até mesmo costurados.

fotne: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kusudama 
 

0 Comments:

Post a Comment